sábado, 22 de março de 2008





Educação a Distância e as Novas Tecnologias de Informação e Aprendizagem

As sucessivas inovações de tecnologias de comunicação aplicadas ao ensino caracterizam a intensificação dos processos de educação a distância como uma das tendências mais marcantes deste final de milênio. Apesar de utilizado há várias décadas, principalmente na América do Norte e Europa, o ensino a distância vem se configurando como uma das forças mais inovadoras para o aprendizado em todos os níveis. Dados do Conselho Internacional de Educação a Distância estimam que existem cerca de dez milhões de estudantes realizando cursos universitários a distância em todo o mundo (Brande, 1993, p. xvix). Segundo o mesmo relatório, apesar da dificuldade de determinar que áreas e graus de ensino essas pessoas estão cursando, os números conhecidos são bastante expressivos. Só na ex-União Soviética existem cerca de 1.200 instituições de ensino a distância alcançando mais de um milhão e meio de estudantes que representam 30% de toda a comunidade universitária do país. Em 1983, cerca de 40% da população universitária da China estudava a distância. Na Europa, 22% da população participa a cada ano de alguma forma de treinamento ou reciclagem a distância. Nos últimos quinze anos, segundo o mesmo relatório, novas instituições ou organizações estão sendo criadas exclusivamente para o ensino a distância nos mais diferentes cantos do planeta.
Fonte: www.engenheiro2001.org.br/programas/980201a2.htm

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